Saturday, October 20, 2012

Jesus: Rei dos domínios de cima, do céu

            Jesus: Rei dos domínios de cima, do céu

O Conceito de Domínio ou Jurisdição é muito importante para analisarmos as Escrituras.
É muito importante entendermos as diferentes jurisdições ou domínios que existem conforme definidos nas Escrituras.

Uma jurisdições ou domínio é a área de atuação ou alçada de um reino (um “realm/domain” em inglês)

O conceito de jurisdição ou domínio é usado em vários ramos da ciência (não só político).
Por exemplo, em informática/Internet, o conceito de domínio é usado extensivamente, são exemplos de domínios: google.com , facebook.com, blogger.com, twitter.com, jw.org , fazenda.gov.br

Cada entidade dona de seu “domínio” pode fazer o que quiser em seu domínio ou jurisdição, mas não pode mandar ou desmandar em domínio dos outros.

Por exemplo, o “rei” do domínio google.com não pode mandar nem desmandar no domínio jw.org, nem no domínio fazenda.gov.br
O rei do “mundo” “fazenda.gov.br” não pode mandar nem desmandar no “mundo” “blogger.com” nem na “jurisdição” “jw.org”

Cada rei manda e desmanda apenas em sua alçada ou jurisdição.

Esse mesmo conceito de “domínios” “jurisdições” é apresentado nas Escrituras:

Jesus quando andou na terra disse qual era os domínios ou jurisdição a que ele pertencia:

João 8:23 De modo que prosseguiu a dizer-lhes: “Vós sois dos domínios de baixo; eu sou dos domínios de cima. Vós sois deste mundo; eu não sou deste mundo.”

Domínio ou Jurisdição de Jesus: “os domínios de cima” ou do céu.

Por outro lado, os seres humanos vivem nos “domínios de baixo” ou “deste mundo”.

Jesus explicou sobre as jurisdições quando estava perante o Governador Pilatos:

João 18:36 Jesus respondeu: “Meu reino não faz parte deste mundo. Se o meu reino fizesse parte deste mundo, meus assistentes teriam lutado para que eu não fosse entregue aos judeus. Mas, assim como é, o meu reino não é desta fonte.” 37 Portanto, Pilatos disse-lhe: “Pois bem, és tu rei?” Jesus respondeu: “Tu mesmo estás dizendo que eu sou rei.”

Jesus disse a respeito de seu já existente Reino: “Meu reino não faz parte deste mundo.” ““Meu reino não é dos domínios de baixo.” “Meu reino é dos domínios de cima

A fonte ou alçada ou jurisdição do reino de Jesus é o céu:
Não é desta fonte “dos homens” , e sim dos céus (Note Lucas 20:4-7)

Lembre-se: Cada entidade dona de seu “domínio” pode fazer o que quiser em seu domínio ou jurisdição, mas não pode mandar ou desmandar em domínio dos outros.

Foi por isso que Jesus disse: Se o meu reino fizesse parte deste mundo, meus assistentes teriam lutado para que eu não fosse entregue aos judeus. O reino de Jesus não era dessa alçada ou domínio.


Assim a fonte do reino de Jesus é 'Do Céu'.

Como analisamos extensivamente em vários artigos, Jeová ungiu Jesus como o Rei “dos domínios de cima” , Rei dos domínios do céu.
E Jesus foi entronizado (assentou-se no trono) o Rei “dos domínios de cima” , dos céus, quando ele sentou no Trono à destra de Jeová Deus.
Ser Entronizado é sentar no trono, e Jesus sentou no verdadeiro trono de Deus, nos céus (Mateus 5:34, Atos 2:34-36, Col 3:1, Rev 3:21, Hebreus 12:2)
Jesus se tornou o Rei entronizado da Jerusalém celestial, Reis dos reis, Rei da Justiça, Rei da Paz (Salém) (Hebreus 6:20, 7:1-2, 12:22, 1 Tim 6:15).
As miríades de anjos devem dobrar os joelhos no nome de Jesus, o Rei deles. (1 Pedro 3:21,22 Filipenses 2:9-11, Col 2:10, Mateus 28:18, Efésios 1:20-23, Hebreus 1:3-4)

Assim Jesus foi entronizado Rei do Reino dos Céus pelo próprio Pai Jeová à quase 2 mil anos atrás. (doutrinas tais como a de 1914 que afirma que Jesus se tornou Rei do céu apenas em 1914 não tem respaldo bíblico).

E quanto aos “domínios de baixo” , “deste mundo”? Quem governa os “domínios de baixo”? 

Quem realmente governa o mundo?

Abordarei os “domínios de baixo” ou “do mundo” no próximo artigo (continuação).

Veja Artigo: Quem Realmente Governa o mundo

O Reino do mundo será no futuro o Reino de Cristo- Rev 11:15 

2 comments:

Ednilson said...

Meu amado irmão Paulo, não te esqueças de adicionar algumas informações dadas por Jesus, para que o somatório das informações possa dar um melhor resultado. Não rejeite a informação dada POR Jesus, muito embora você possa rejeitar informações dadas por discípulos de Jesus. "A"+"B"+"C"+"D"+"E" não dará o mesmo resultado de "A"+"B"+"C".
Informação - Reino de Deus é igual a reino dos céus.
Informação - No ano 31 EC, Jesus já estava dentro do reino de Deus.
Informação - Humanos que queriam um reino visível perguntavam a Jesus: Quando virá o reino de Deus?? Resposta de Jesus: "Não virá de forma visível" "Não virá de uma forma impressionantemente observável" - Assim verte a Tradução Almeida: (Lucas 17:20-21) 20 Sendo Jesus interrogado pelos fariseus sobre quando viria o reino de Deus, respondeu-lhes: O reino de Deus não vem com aparência exterior; 21 nem dirão: Ei-lo aqui! ou: Ei-lo ali! pois o reino de Deus está dentro de vós.
+++++++++++++++
Assim verte a Tradução Brasileira: (Lucas 17:20-21) 20 Tendo os fariseus perguntado a Jesus quando viria o reino de Deus, ele respondeu: O reino de Deus não vem visivelmente, 21 nem dirão: Ei-lo aqui! ou: Ei-lo acolá! porque o reino de Deus está no meio de vós.
++++++++++
- Informação - Não poderá ser visto. ==== Nem dirão: Ei-lo aqui! ou: Ei-lo acolá.
- Informação - Além de Jesus, outros ainda conseguiriam ver o invisível reino de Deus.
Assim verte a Tradução Brasileira: (Lucas 9:27) 27 Mas em verdade vos digo: Alguns há dos que estão aqui, que de modo algum morrerão, ATÉ QUE VEJAM O REINO DE DEUS.
Assim verte a Tradução Almeida: (Lucas 9:27) 27 Mas em verdade vos digo: Alguns há, dos que estão aqui, que de modo nenhum provarão a morte ATÉ QUE VEJAM O REINO DE DEUS.
- Informação - Embora Jesus fosse o rei do reino, não era a presença física dele que representava o reino. As pessoas estavam vendo-o, seus apóstolos o estavam vendo e sabiam que ele era o rei, pois desejavam posições de destaque no reino.
- Informação - Uma pessoa pode estar vivendo em um reino, e no entanto, não fazer parte daquele reino no qual ela vive e vê. Eu não faço parte deste mundo, afirmou Jesus.
- Informação - O rei NUNCA desrespeita o livre-arbítrio, nem do súdito, nem dos demais humanos.
- Informação - A pessoa pode entrar e sair do reino de Deus no momento em que ela quiser.
- Um humano brasileiro pode esposar a cidadania americana. Ao fazer isto, as leis americanas passam a valer para aquele humano, muito embora ele continue morando no Brasil. No entanto, estando ele em territótio brasileiro, ele é quem decide se obedece a lei americana ou não.
------------
Detalhe - para poder entrar no reino, a pessoa precisa conhecer e concordar com a legislação do reino. Uma decisão que envolve o livre-arbítrio.
Existem outras informações........

Paulo Vicentini said...

Sim, grande parte da "discussão" que eu tive em relação à doutrina de 1914 é justamente o fato do Reino de Deus possuir representação terrestre sobretudo durante e após a vinda do Messias.

As testemunhas são levadas a crer equivocadamente que o reino de Deus deixou de ter representação terrestre de 607 AEC até 1914 EC.

Contudo as Escrituras mostram que aquele que aceita os ensinos de Jesus Cristo e nasce de Deus, entra no Reino, faz parte dele, vira representante terrestre desse Reino de Deus, consegue "cidadania celestial", mesmo estando na terra. Ou seja, se torna um embaixador (representante do reino) aqui na terra.

De modo que a asserção "reino de Deus deixou de ter representação terrestre de 607 AEC até 1914" , é absurda, ilógica.