Sunday, April 28, 2013

Jesus entronizado à destra poderosa de Deus

 "No entanto, doravante o Filho do homem estará sentado à destra poderosa de Deus.” - Lucas 22:69


A revista A Sentinela 15 de julho de 2013 vem trazendo uma ilustração que eu tenho usado várias vezes aqui neste blog (com uma sutil edição).

Trata-se da figura do entronizado Jesus:


Sentinela 15 de julho de 2013

Usei várias vezes essa ilustração: 




O artigo de A Sentinela apresenta essa ilustração no contexto de 1914.  Será que Jesus Cristo assentou-se à destra de Deus em 1914? Será que Jesus foi entronizado (entronizar significa sentar no trono) Rei do Céu apenas em 1914 conforme a teologia vigente das Testemunhas de Jeová?

Vários artigos desse blog expuseram as inconsistências Bíblicas da doutrina de 1914:


A Verdade que as testemunhas insistem em resistir é que Jesus Cristo tem reinado no céu como Rei entronizado do Reino dos Céus à Destra de Yah, já por quase dois mil anos - desde 33 EC. Jesus reina no céu como Rei do reino de Deus desde que ele assentou no trono de Deus. (1 Pedro 3:22, Filipenses 2:9-11, Efésios 1:20-21, Col 3:1, Rev 3:21). 

Mas testemunhas preferem acreditar na mentira, conforme publicada na Sentinela de 1 de agosto de 2012, onde lemos:

Sentinela 1 de Agosto 2012, pgs 16-17
Na Sentinela w06 1/5 pp. 27-31, lemos:

A quantidade de inconsistências na doutrina de 1914 é enorme. Essa doutrina desconsidera que:

1) Jesus se tornou Rei no céu quando Deus o assentou em seu trono no primeiro século.(Atos 2:33-36, 1 Pedro 3:22, Filipenses 2:9-11, Efésios 1:20-21, Col 3:1, Rev 3:21, Lucas 22:69). Desde então, por meio da embaixada, o Templo Cristão, Jesus reina "no meio dos inimigos". 1 Cor 3:16, 2 Cor 5:20  

2) A tenda (reino/dinastia) de Davi foi restaurada no primeiro século. Jesus se torna o Rei "dos judeus" do Israel de Deus (Atos 15:14-18, Rom 2:28-29, Gal 6:16, Filipenses 1:1 3) De modo que a "cronologia" dos 2520 anos é inconsistente. http://www.youtube.com/watch?v=bjo-oOFCLpw

3) Os tempos dos gentios (Lucas 21:24) estão correlacionados à profecia de Revelação 11:1,2 , Daniel 7:25-27, Daniel 11:41. De modo que a "cronologia" dos 2520 anos é inconsistente. 


É de tirar o fôlego que o artigo de Sentinela 15/7/2013 ainda faça referência ao texto de Revelação 3:21 - página 25, parágrafo 19.

Rev 3: 21 Àquele que vencer, concederei assentar-se comigo no meu trono, assim como eu venci e me assentei com o meu Pai no seu trono.

"assentou-se à direita da Majestade nas alturas" - ANTES de 1914, em 33 EC - Jesus Rei do Reino Celestial

Quando Jesus foi assentado no trono de Seu Pai? (Hebreus 1:3, 1 Pedro 3:22, Filipenses 2:9-11, Efésios 1:20-21, Col 3:1,  Lucas 22:69)

Jesus, qual rei Celestial da ordem Melquisedeque, já era Rei do Governo de Deus. (Heb 7)
Revelação 1:19 Escreve, portanto, as coisas que viste, e as coisas que são, e as coisas que hão de ocorrer depois dessas.



                  O Reino do Mundo


Quando o assunto é o reino do mundo ou, conforme Jesus disse, "os domínios debaixo" é que a WatchTower demonstra a sua total falibilidade doutrinal.

Na teologia "vigente" as testemunhas ensinam que Jesus Cristo não só se tornou o Rei do céu em 1914, mas que adicionalmente, Cristo tornou-se o rei do mundo em 1914!

Eles aplicam a profecia de Revelação 11:15 à data de 1914 - Veja A Sentinela 15/07/2013 pág 24, parágrafo 17


Na Sentinela  15/2 de 2013 pp. 17-21, lemos:
Jesus rei do mundo em 1914? Quem realmente governa o mundo?

Conforme consideramos em artigos anteriores, as testemunhas afirmam duas coisas mutuamente contraditórias.

1) O reino do Mundo é do Diabo
2) O reino do Mundo é de Jesus Cristo.

As testemunhas precisam se decidir na seguinte questão: "Quem realmente governa o mundo?"

Queira ler:

A Verdade que as testemunhas persistem em resistir é que a profecia de Revelação 11:15 tem um cumprimento futuro - quando o reino de Deus vier sobre a terra, quer dizer, sobre o mundo, sobre os "domínios debaixo". Mateus 6:9-10

Por enquanto, o reino de Jesus Cristo não faz parte desse mundo. Leia João 18:36, João 8:23 , João 17:14

No próximo artigo: O dia do Senhor, o Dia de Cristo, Dois dias?Ou Um dia? Já começou?


2 Tessalonicenses 2: No entanto, irmãos, com respeito à presença de nosso Senhor Jesus Cristo e de sermos ajuntados a ele, solicitamo-vos 2 que não sejais depressa demovidos de vossa razão, nem fiqueis provocados, quer por uma expressão inspirada, quer por intermédio duma mensagem verbal, quer por uma carta, como se fosse da nossa parte, no sentido de que o dia de Jeová está aqui.

9 Mas a presença daquele que é contra a lei é segundo a operação de Satanás, com toda obra poderosa, e sinais e portentos mentirosos, 10 e com todo engano injusto para com os que estão perecendo, em retribuição por não terem aceito o amor da verdade, para que fossem salvos. 11 De modo que é por isso que Deus deixa que vá ter com eles a operação do erro, para que fiquem acreditando na mentira, 12 a fim de que todos eles sejam julgados, porque não acreditaram na verdade, mas tiveram prazer na injustiça.



9 comments:

Anonymous said...

Bem simples, mas, direto.

Ednilson said...

TAMBÉM é ensinado pelas "testemunhas", que o "trono" é um local real e físico, servindo de base para muitas outras conclusões.
Continuam com a visão humana sobre reino, trono e outras coisas humanas, invenções humanas (coisas físicas).
A base continua sendo a observação humana quanto ao que é um reino.

O trono mostrado na gravura, assemelha-se ao trono de Salomão, do qual se pôde afirmar: "Nenhum reino tem um trono igual a este" em face de tamanha luxúria.

Quanto maior dignidade o humano achava ter, MAIS IMPONENTE ele fazia seu "trono" físico.

Local físico onde se senta alguém de nobre estirpe.
Somente os de nobre estirpe sentam-se em tão glorioso trono.

Assim viam Tiago e João o trono que Jesus se sentaria, desejando assim a glória deste trono, ou seja, a sua posição enaltecida diante dos demais.
Desejavam aquilo que eles conheciam como glória, pois todos os reinos do mundo eram assim.
Na noite da última páscoa de Jesus como humano, seus doze apóstolos disputavam uma posição enaltecida de uns em relação aos outros (entre os doze).
Obviamente, se sentiam em posição elevada em relação aos demais humanos, judeus e gentios incircuncisos.

Os humanos desejam que Jesus esteja em uma "posição enaltecida" para poderem estar com ele na "posição enaltecida". Chamam isto de glória.

O que era a "posição enaltecida" de Jesus??

Jesus era o escravo de todos. Ele sentia-se assim e agia assim.

Os escribas se sentavam no trono (cadeira, assento)) de Moisés.

Nunca existiu "trono de Moisés".

O que sempre existiu foi o "como Moisés se comportava" em relação aos demais humanos. Se comportava como se ele estivesse acima deles. Se sentia acima e se comportava como se estivesse acima.
Isto era o "trono" de Moisés.

Desta forma, as "testemunhas" ficam presas a coisas terrenas e a costumes inventados por humanos. (sentimentos humanos)

Sentam-se em tronos acima de todos os demais humanos vivos e mortos, e, segundo Paulo, até mesmo acima dos anjos.
Quem julga está acima daquele que ele julga. Ele se vê em uma posição acima.

"TODO" aquele que "se enaltecer" será humilhado - Jesus repetiu esta frase várias vezes para todos, inclusive para seus doze escolhidos, sem conseguir o seu objetivo de ter repetido tantas vezes. Os ouvintes (os doze escolhidos) continuavam e continuaram a buscar o "enaltecimento".

Ednilson said...

Ano 36 EC - Uma nova verdade é revelada à casa de Israel.
__________________
“Só nós os limpos é que recebemos o espírito santo” – E agora, o que os discípulos de Jesus, que faziam parte da casa de Israel, diriam aos aviltados aos seus olhos, aviltados que estavam recebendo espírito santo??

Para Pedro e os demais discípulos de Jesus, chamados de fiéis e crentes, ficaram maravilhados, ficaram pasmados, ficaram surpresos, pois aquilo que havia acontecido ali era algo totalmente inesperado para eles. Tratava-se de algo que fugia ao controle destes humanos. O que estava acontecendo não era por vontade daquele que falava (Pedro).
Deus estava derramando Seu espírito santo sobre pessoas que eles (judeus) consideravam impuras, isto é, pessoas que eles desaprovavam??
__________
O que havia acontecido??
O historiador nos conta:
Atos 10:44-48) 44 Enquanto Pedro ainda dizia estas coisas, desceu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a palavra. 45 Os crentes que eram de circuncisão, todos quantos tinham vindo com Pedro, maravilharam-se de que também sobre os gentios se derramasse o dom do Espírito Santo; 46 porque os ouviam falar línguas e magnificar a Deus. 47 Respondeu então Pedro: Pode alguém porventura recusar a água para que não sejam batizados estes que também, como nós, receberam o Espírito Santo? 48 Mandou, pois, que fossem batizados em nome de Jesus Cristo. Então lhe rogaram que ficasse com eles por alguns dias.
__________
Não podemos deixar passar despercebido o seguinte fato: Estes homens (impuros aos olhos dos discípulos de Jesus) receberam espírito santo antes de serem batizados em água.
__________
.............
____________
Segue>>>>>>>>>>>>>

Ednilson said...

Ano 36 EC, um ano memorável

segue
>>>>>>>>>>>>>>>>>
O que percebemos sobre o ano 36 EC??
Percebemos que no ano 36 EC aconteceu algo que independia da ação voluntária do discípulo de Jesus. Percebemos que aconteceu algo que ia de encontro ao sentimento dos já discípulos de Jesus (os judeus, ou seja, a casa de Israel).
Percebemos que foi neste ano 36 EC, que Jeová marcou o início da união entre os apriscos das ovelhas.
Percebemos que a partir do ano 36 EC não mais havia diferença no “tratamento” dado às ovelhas, pois o Pai tomou a iniciativa em revelar a unidade dos apriscos de ovelhas.
Saindo de um aprisco restrito à casa de Israel, passou a existir um grande aprisco mundial, pois todas as nações estavam recebendo o mesmíssimo tratamento.
Percebemos tratar-se de acontecimento memorável. A partir do ano 36 EC o reino dos céus passava a englobar toda a terra e não apenas a terra de Canaã, ou seja, ao território da nação de Israel.
Percebemos que se iniciava assim uma nova fase do reino dos céus. Tratava-se de uma fase que abrangia toda a terra. A partir do ano 36 EC o reino estava adotando todos os aviltados incircuncisos como convidados.
O Pai informou aos discípulos de Jesus sobre esta Sua decisão. O Pai revelou de forma prática esta Sua decisão. Tratava-se do cumprimento do cronograma existente na mente do Pai.
Não se tratava de uma iniciativa humana, pois os humanos em questão viam os demais como aviltados.
Percebemos que os judeus se viam como os favoritos de Jeová. Assim, os discípulos de Jesus continuavam achando-se favoritos de Jeová, pelo fato de Jeová estar mantendo um relacionamento diferenciado com eles. Tratava-se de um relacionamento temporário e com um sábio objetivo.
Conforme já visto acima, Jesus havia pedido que eles não se desviassem para as cidades samaritanas e nem para os gentios, concentrando-se unicamente nas ovelhas perdidas da casa de Israel.
Jesus cumpriu este mandamento do Pai, no entanto, a sua forma de obedecer a este mandamento mostrou ser bem diferente da forma como os seus discípulos obedeciam ao mesmo mandamento. Jesus revelava a correta forma de se obedecer a este mandamento do Pai.
Não se tratava de favoritismo do Pai em relação à casa de Israel.
Os judeus podiam sentir-se favoritos, no entanto, o sentimento do Pai não era este.
_______________
............
Trecho tirado de uma página da internet
_________
O restante desta explanação encontra-se em
www.bondadedejeova.com.br/entrar_no_reino.html

Paulo Vicentini said...

Pequenos rebanho e as outras ovelhas

As outras ovelhas

Ednilson said...

Em relação ao postado em pequeno rebanho
__________
Está escrito:

Portanto embora a nação de Israel fosse em sua grande maioria rejeitada por Deus, um pequeno rebanho de ovelhas, remanescentes, recebeu o conforto dado por Jesus:


Lucas 12:32 “Não temas, pequeno rebanho, porque vosso Pai aprovou dar-vos o reino.
_______________
O que representava ser rejeitada por Deus??

_______________
O pequeno rebanho formou uma unidade com Jesus??
Se formou, quando foi??
__________________
O que as palavras de Pedro e as ações do pequeno rebanho em relação aos aviltados gentios, provam em relação a uma unidade entre o pequeno rebanho e Jesus?
_________________
Palavras de Pedro:

Assim verte a Tradução Almeida:
(Atos 10:24-29) 24 No outro dia entrou em Cesaréia. E Cornélio os esperava, tendo reunido os seus parentes e amigos mais íntimos. 25 Quando Pedro ia entrar, veio-lhe Cornélio ao encontro e, prostrando-se a seus pés, o adorou. 26 Mas Pedro o ergueu, dizendo: Levanta-te, que eu também sou homem. 27 E conversando com ele, entrou e achou muitos reunidos, 28 e disse-lhes: Vós bem sabeis que não é lícito a um judeu ajuntar-se ou chegar-se a estrangeiros; mas Deus mostrou-me que a nenhum homem devo chamar comum ou imundo; 29 pelo que, sendo chamado, vim sem objeção. Pergunto pois: Por que razão mandastes chamar-me?
__________________
Vós bem sabeis que não é lícito a um judeu ajuntar-se ou chegar-se a estrangeiros;
________________
Os demais membros do pequeno rebanho questionaram as ações de Pedro em relação aos aviltados gentios.
__
Assim afirmaram:

Assim verte a Tradução Almeida:
(Atos 11:1-4) 1 Ora, ouviram os apóstolos e os irmãos que estavam na Judéia que também os gentios haviam recebido a palavra de Deus. 2 E quando Pedro subiu a Jerusalém, disputavam com ele os que eram da circuncisão, 3 dizendo: Entraste em casa de homens incircuncisos e comeste com eles. 4 Pedro, porém, começou a fazer-lhes uma exposição por ordem, dizendo:
_________
Entraste em casa de homens incircuncisos e comeste com eles???
Tratava-se de um pecado, não é verdade??
Do ponto de vista do pequeno rebanho, era um pecado.
_________
Onde havia unidade entre Jesus e o pequeno rebanho??

Ednilson said...

Ano 36 EC - Um ano de vergonha para o "pequeno rebanho".
___________
Ora, por que ano de vergonha??
Tinham algo para se envergonharem??
_________
O pequeno rebanho de discípulos de Jesus, que já curavam doentes, que falavam em línguas, que profetizavam, ou seja, reais discípulos de Jesus que haviam recebido o real espírito santo, viam os gentios como humanos aviltados, indignos de comerem em seus lares, pois poderiam se aviltar com a presença e/ou companhia de tais gentios incircuncisos.

Que sentimento se tem por algo que se vê como aviltado??
Ora, o que se vê como aviltado, nós queremos distância, quando não queremos destruir.

Estando diante do aviltado incircunciso, que sentimentos tinham os do pequeno rebanho de discípulos de Jesus naquele ano de 36 EC??
_________
O sentimento é o desprezo.
___________
Pedro levou seis testemunhas, todas circuncisas obviamente, até a casa do desprezível Cornélio.
______
Imaginemos o desprezo sentido por aqueles homens ao entrar na casa de Cornélio!!!!!
________
Será que amavam Cornélio como amavam um judeu?? Será que amavam Cornélio como amavam a si mesmos??
Obvio que não, pois não se sente desprezo por alguém a quem se ama. São sentimentos bem diferentes, pois a quem se ama, desejamos estar sempre perto e achegado.
___________
O pequeno rebanho imaginava que Jeová e Jesus os acompanhava neste sentimento de desprezo pelos gentios incircuncisos.
A surpreza foi grande, não foi??
_________
VERGONHA E HUMILHAÇÃO por seus olhares, palavras e ações em relação àqueles que Jesus amava. Afinal de contas, Cornélio era um irmão de Jesus.

DEVERIAM SENTIR VERGONHA.

DEVIAM SENTIR-SE HUMILHADOS.
__________
Se não se sentissem envergonhados e humilhados não seriam curados deste pecado de soberba.

Ednilson said...

Ano 36 EC - O "sentimento" do pequeno rebanho era o "desprezo" pelos gentios incircuncisos.
__________________
O que é mesmo "desprezar"??
O dicionário Houaiss assim define:

DESPREZAR
v. (sXIII) 1 t.d. e pron. tratar com desprezo; desconsiderar(-se), desrespeitar(-se) 2 t.d. não dar importância a; desatender 3 t.d. não levar em conta 4 pron. ficar envergonhado ¤ etim des- + prezar ¤ sin/var cercear, depreciar, desacatar, desatender, desconsiderar, descuidar, desdenhar, desestimar, desqualificar, desvalorizar, escornar, menoscabar, menospreçar, menosprezar, pospor, postergar, rebaixar, subestimar, vilipendiar; ver tb. sinonímia de enjeitar e antonímia de aceitar ¤ ant considerar, estimar, prezar, respeitar; ver tb. antonímia de aviltar e enjeitar e sinonímia de aceitar ¤ hom desprezo(1ªp.s.) / desprezo \ê\ (s.m.)
____________________
É o antônimo de "prezar".

Ou prezamos alguém ou desprezamos alguém.

O que é "prezar"??

O mesmo dicionário assim define:

PREZAR
v. (sXIII) 1 t.d. ter grande apreço ou consideração por; estimar 2 t.d. querer para si; desejar, almejar 3 t.d. ser adepto de; defender, respeitar, acatar 4 pron. sentir orgulho de si mesmo, ter amor-próprio ¤ gram a respeito da conj. deste verbo, ver -ezar ¤ etim lat. pretìo,as,ávi,átum,áre 'apreciar, estimar, prezar' ¤ sin/var ver sinonímia de adorar e venerar e antonímia de aviltar ¤ ant abominar, depreciar, detestar; ver tb. antonímia de afeiçoar-se e sinonímia de aviltar ¤ hom presar(todos os tempos do v.); prezáveis(2ªp.pl.) / prezáveis(pl.prezável [adj.2g.]) ¤ par preza(3ªp.s.), prezas(2ªp.s.) / presa \ê\ (f.preso \ê\ e s.f.) e pl.; prezo(1ªp.s.) / preso \ê\ (adj.s.m.)

Tem como antônimo: abominar, depreciar e detestar.

De onde saem o prezar e o desprezar??
Saem do coração.

A palavra de desprezo só sai do coração cheio de desprezo.

O Mestre já havia falado para o pequeno rebanho:
(Mateus 5:22) 22 No entanto, digo-vos que todo aquele que continuar furioso com seu irmão terá de prestar contas ao tribunal de justiça; mas, quem se dirigir a seu irmão com uma palavra imprópria de desprezo terá de prestar contas ao Supremo Tribunal; ao passo que quem disser: ‘Tolo desprezível!’, estará sujeito à Geena ardente.

O Mestre deixou bem claro:
Sentimentos, palavras ou ações são pecados.


O pequeno rebanho destacou-se pelo desprezo.
Os que hoje afirmam ser irmãos de Jesus continuam se destacando pelo desprezo.
Eles recebem espírito santo, e no entanto, destacam-se pelo desprezo existente em seus corações.

Deixar de falar com ("A"), é uma ação fruto do sentimento de desprezo para com ("A"), que é uma ação aposta de quem preza à ("A").

Ednilson said...

Como podia o pequeno rebanho ver "iníquos incircuncisos" como sendo seus "irmãos"??
_______________________
Aos olhos de Jesus, o que todos os seus discípulos eram??
Eram irmãos iníquos.
(Lucas 11:1) 11 Então, na ocasião em que estava em certo lugar orando, quando parou, disse-lhe certo dos seus discípulos: “Senhor, ensina-nos a orar, assim como também João ensinou aos seus discípulos.”
.................................
.....

(Lucas 11:13) 13 Portanto, se vós, embora iníquos, sabeis dar boas dádivas a vossos filhos, quanto mais o Pai, no céu, dará espírito santo aos que lhe pedirem!”

Irmãos iníquos.
_________________
O pequeno rebanho não via a si mesmo como iníquo.
____________
O pequeno rebanho sentia desprezo por iníquos.
____________
Neste caso, como poderiam fazer o bem para os outros iníquos irmãos de Jesus (gentios incircuncisos)??

Não vendo e não sentindo os gentios incircuncisos como irmãos de Jesus, será que fariam algo de bom por estes irmãos de Jesus??

O que Jesus previu em relação a seus discípulos??
(Mateus 25:34-40) 34 “O rei dirá então aos à sua direita: ‘Vinde, vós os que tendes sido abençoados por meu Pai, herdai o reino preparado para vós desde a fundação do mundo. 35 Pois fiquei com fome, e vós me destes algo para comer; fiquei com sede, e vós me destes algo para beber. Eu era estranho, e vós me recebestes hospitaleiramente; 36 [estava] nu, e vós me vestistes. Fiquei doente, e vós cuidastes de mim. Eu estava na prisão, e vós me visitastes.’ 37 Então, os justos lhe responderão com as palavras: ‘Senhor, quando te vimos com fome, e te alimentamos, ou com sede, e te demos algo para beber? 38 Quando te vimos como estranho, e te recebemos hospitaleiramente, ou nu, e te vestimos? 39 Quando te vimos doente, ou na prisão, e te fomos visitar?’ 40 E o rei lhes dirá, em resposta: ‘Deveras, eu vos digo: Ao ponto que o fizestes a um dos mínimos destes meus irmãos, a mim o fizestes.’

Como praticar tais coisas em prol daquele que você não considera como irmão e que sente desprezo por ele??
Isto vai de encontro ao seu coração. Isto vai de encontro a si próprio.
_____________
Somente no último dia é que tais discípulos notarão o quanto o Pai ama o iníquo incircunciso.
_______________
O que fazer??
Trate muito bem (ame) àquele iníquo incircunciso que o Pai tanto ama.

__________
Para ver o iníquo incircunciso como um irmão, basta ser um com Jesus.