Wednesday, August 15, 2012

Senta-te à minha direita, Reina à minha direita


(Confira também o 5° episódio do podcast: A Casa de Davi)

As Testemunhas de Jeová são atualmente ensinadas que houve um “período de espera” desde que Jesus ascendeu aos céus até que ele começasse a Reinar no Reino dos Céus.

Da onde é retirada essa idéia de que Jesus teria que esperar para reinar?

As Testemunhas de Jeová retiram essa ideia principalmente de dois textos bíblicos:

Salmo 110:1
110 A pronunciação de Jeová a meu Senhor é:
Senta-te à minha direita,
Até que eu ponha os teus inimigos como escabelo para os teus pés.”

Hebreus 10:12 Mas, este [homem Jesus] ofereceu um só sacrifício pelos pecados, perpetuamente, e se assentou à direita de Deus, 13 daí em diante esperando até que os seus inimigos sejam postos por escabelo dos seus pés.

Exegese x Eisegese

Qualquer texto pode ser interpretado basicamente de duas formas antagônicas: Exegese ou Eisegese.

- Exegese:
A palavra exegese literalmente significa “levar ou expor para fora”. Isso significa que o interpretador chega às conclusões através do estudo analítica do texto
A exegese consiste em extrair o significado de um texto, mediante legítimos métodos de interpretação: estudo analítico, referências , correlações, contexto , lógica.
A exegese demanda a Análise de Correlação e Harmonia das Escrituras: Como é que a passagem se relaciona com o resto da Bíblia? O Resultado da exegese é uma interpretação Livre de Contradições, Harmoniosa.

- Eisegese:
A palavra eisegesis literalmente significa, “levar para dentro”, significa que o interpretador injeta suas próprias idéias no texto, fazendo que o texto fale aquilo que ele deseja que o texto fale.
A eisegese (em oposição à exegese) consiste em manipular o texto para dizer o que ele não diz. Enquanto a exegese consiste em extrair o significado de um texto qualquer, mediante legítimos métodos de interpretação,a saber: uso do contexto e de outras referências; a eisegese consiste em injetar em um texto, alguma coisa que o intérprete quer que esteja ali, mas que na verdade não está ali
O Resultado da Eisegese é uma interpretação repleta de contradições e portanto Falsa e ilegítima.


Portanto convido o Leitor a acompanhar a análise desses versos Bíblicos, de forma analítica, levando em conta toda a Bíblia, as referências à essa passagem.

Referências: Textos relacionados

Salmo 110:1
110 A pronunciação de Jeová a meu Senhor é:
Senta-te à minha direita,
Até que eu ponha os teus inimigos como escabelo para os teus pés.”

Heb 10: 12 Mas, este [homem] ofereceu um só sacrifício pelos pecados, perpetuamente, e se assentou à direita de Deus, 13 daí em diante esperando até que os seus inimigos sejam postos por escabelo dos seus pés.


1 Coríntios 15:24-26
A seguir, o fim, quando ele entregar o reino ao seu Deus e Pai, tendo reduzido a nada todo governo, e toda autoridade e poder.25 Pois ele tem de reinar até que [Deus] lhe tenha posto todos os inimigos debaixo dos seus pés. 26 Como último inimigo, a morte há de ser reduzida a nada. 27 Pois [Deus] “lhe sujeitou todas as coisas debaixo dos pés”. Mas, quando diz que ‘todas as coisas foram sujeitas’, é evidente que se excetua aquele que lhe sujeitou todas as coisas.


1 Coríntios 15:24-26
João Ferreira de Almeida Atualizada (AA)
24 Então virá o fim quando ele entregar o reino a Deus o Pai, quando houver destruído todo domínio, e toda autoridade e todo poder.
25 Pois é necessário que ele reine até que haja posto todos os inimigos debaixo de seus pés.
26 Ora, o último inimigo a ser destruído é a morte.


Atos 2:34-36 34 Realmente, Davi não ascendeu aos céus, mas ele mesmo diz: ‘Jeová disse a meu Senhor: “Senta-te à minha direita, 35 até que eu ponha os teus inimigos como escabelo para os teus pés.”’ 36 Portanto, que toda a casa de Israel saiba com certeza que Deus o fez tanto Senhor como Cristo, a este Jesus, a quem pregastes numa estaca.”

Comparemos neste momento os textos de 1 Cor 15:24-26, Hebreus 10:12 e Atos 2:34-36

Analisemos as frases (I), (II) e (III) abaixo:

(I)“Pois ele tem de reinar até que [Deus] lhe tenha posto todos os inimigos debaixo dos seus pés.”
ou

1 Coríntios 15:24-26
João Ferreira de Almeida Atualizada (AA)

"Pois é necessário que ele reine até que haja posto todos os inimigos debaixo de seus pés."

Pergunta: Até quando Jesus tem de reinar?

Até que [Deus] lhe tenha posto todos os inimigos debaixo dos seus pés.

O que ocorrerá quando os inimigos estiverem debaixo, como escabelo dos pés de Jesus?

Resposta: Jesus vai devolver o reino ao Pai. Jesus vai deixar de reinar!! 
Se Jesus tivesse que esperar os inimigos estarem como escabelo de seus pés para então começar a reinar, então Jesus nunca reinaria, pois quando essa condição ocorrer: 'os teus inimigos como escabelo para os teus pés' , então Jesus entregará o reino a seu Deus e Pai.

Portanto Jesus deve reinar enquanto ainda existir inimigos 'acima' dos seus pés. Ou seja, Jesus deve reinar enquanto ainda existirem outras autoridades e poderes atuando, ou colocando de outra forma: Jesus deve Reinar enquanto houver outras jurisdições inimigas (Diabo, nações de homens, Morte, Hades). Deus submete conforme Sua Vontade essas outras jurisdições à autoridade do Reino de seu Cristo Jesus (expandindo a jurisdição ou competência do Reino de Deus).

A outra frase:
  1. Senta-te à minha direita35 até que eu ponha os teus inimigos como escabelo para os teus pés.

Jesus estar à direita de Deus significa que ele já reina no Reino dentro de sua competência. Deduzimos de (I) e (II) a seguinte frase: Reina à minha direitaaté que eu ponha os teus inimigos como escabelo para os teus pés.

Agora a frase (III):
(III) e se assentou à direita de Deus13 daí em diante esperando até que os seus inimigos sejam postos por escabelo dos seus pés.

Jesus 'espera' Jeová lhe ampliar à sua jurisdição ou área de competência a fim de exercer autoridade sobre “esse novo território” e operar com seu poder e autoridade sobre ele.
Assim o Reino de Deus é um reino em expansão e quem amplia a jurisdição desse Reino é Jeová conforme Sua vontade, e ele faz isso em Seus próprios tempos e épocas - Atos 1:7
A cada novo 'território inimigo' conquistado Jesus – “à mão Direita de Deus ”executa a vontade de Jeová nessa nova área de atuação. (Êxo 23:27-30 Ecle 1:9)
Portanto, novamente, Jesus reina no meio de outras jurisdições inimigas ou autoridades desde o primeiro século EC. Jesus deveras subjuga no meio de seus inimigos.

A Organização a fim de perpetuar sua autoridade baseada no falso ensino de 1914 faz de tudo para atribuir um significado diferente à passagem “senta à minha direita até que eu ponha teus inimigos debaixo de seus pés” daquilo que a Bíblia realmente ensina.


Senta-te à minha direita = Sentar no Trono = Ser Entronizado = Tornar-se Rei

Estar à Destra de Deus, entronizado (sentado no trono) à Destra de Jeová, é o maior privilégio que alguma criatura pode usufruir no Universo. E foi justamente esse grande privilégio que Jesus recebeu. Jeová enalteceu o seu Filho Amado Jesus na maior das alturas: Como Rei do Reino dos Céus, à destra de poder de Deus.


Jesus sabia da glória que receberia do Pai como o Rei do Reino dos Céus, que ele mesmo admitiu ser diante de Pilatos:

João 18:37 Portanto, Pilatos disse-lhe: “Pois bem, és tu rei?” Jesus respondeu: “Tu mesmo estás dizendo que eu sou rei.
Falou Jesus que ele seria, depois de 1914-33 = 1881 anos no futuro o rei do reino de Deus?? Não, ele disse: 'eu sou rei'

Lucas 22:69 “No entanto, doravante o Filho do homem estará sentado à destra poderosa de Deus."

'sentado à destra poderosa de Deus.' - Esta é a posição que o Rei do Reino dos Céus ocupa

O que vai acontecer quando Deus colocar os inimigos debaixo dos pés de Jesus?

1 Cor 15: 24 A seguir, o fim, quando ele entregar o reino ao seu Deus e Pai, tendo reduzido a nada todo governo, e toda autoridade e poder. 25 Pois ele tem de reinar até que [Deus]* lhe tenha posto todos os inimigos debaixo dos seus pés. 26 Como último inimigo, a morte há de ser reduzida a nada. 27 Pois [Deus] “lhe sujeitou todas as coisas debaixo dos pés”. Mas, quando diz que ‘todas as coisas foram sujeitas’, é evidente que se excetua aquele que lhe sujeitou todas as coisas. 28 Mas, quando todas as coisas lhe tiverem sido sujeitas, então o próprio Filho também se sujeitará Àquele que lhe sujeitou todas as coisas, para que Deus seja todas as coisas para com todos.

Quando todos os inimigos estiverem por escabelo, debaixo do pés de Jesus, aí Jesus vai deixar de reinar e não começar a reinar!!!

Pois ele tem de reinar até que [Deus] lhe tenha posto todos os inimigos debaixo dos seus pés.”

reinar até que [Deus] lhe tenha posto todos os inimigos debaixo dos seus pés”

O último inimigo a ficar debaixo dos pés de Jesus, é a Morte. Depois da morte ir debaixo dos pés de Jesus para que ele a reduza a Nada, então Jesus devolverá o Reino para Jeová.


Sim, Jesus passou a reinar quando ascendeu aos céus e assentou-se à Destra de Deus, no trono de Deus.

As Escrituras estão repletas de textos chamando atenção para o enaltecimento de Jesus por Jeová, quando recebeu o cargo de Rei do Reino dos Céus:

1 Pedro 3:22
22 Ele [Jesus] está à direita de Deus, pois foi para o céu; e foram-lhe sujeitos anjos, e autoridades, e poderes.

O rei Jesus já domina sobre sua Jurisdição: anjos , autoridades e poderes nos céus e sobre a nação de embaixadores (representantes) do Reino de Cristo aqui na terra.

Efésios 1:20,21
20 com que ele tem operado no caso do Cristo, quando o levantou dentre os mortos e o assentou à sua direita nos lugares celestiais, 21 muito acima de todo governo, e autoridade, e poder, e senhorio, e todo nome dado, não só neste sistema de coisas, mas também no que há de vir.

Filipenses 2:9
9 Por esta mesma razão, também, Deus o enalteceu a uma posição superior e lhe deu bondosamente o nome que está acima de todo [outro] nome, 10 a fim de que, no nome de Jesus, se dobre todo joelho dos no céu, e dos na terra, e dos debaixo do chão, 11 e toda língua reconheça abertamente que Jesus Cristo é Senhor, para a glória de Deus, o Pai.

Você reconhece Jesus como Seu Rei??
Acha que os apóstolos, cristãos no primeiro século não dobravam seus joelhos diante do Rei Jesus? Teriam que esperar até 1914???

Mateus 28:18
18 E Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: “Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra.

Quão vital é que esse Reino dos céus, no qual Jesus é o Rei entronizado por Jeová já por séculos, com o objetivo de fazer uma nação cristã que produza os seus frutos, Venha sobre a terra. Neste dia, o reino do mundo se tornará o Reino de Deus e de Seu Cristo. (Rev 11:15)

Senta à minha Direita, no Trono, Reina

Quando o Reino de Cristo se manifestar novamente aqui na terra, conforme Jesus disse, 'virei novamente', então será o fim de toda a Mentira e operação do erro:


Então, deveras, será revelado aquele que é contra a lei, a quem o Senhor Jesus eliminará com o espírito de sua boca e reduzirá a nada pela manifestação de sua presença. - 2 Tessal 2:8

Nota: É importante entender que o reino do mundo ainda está sobre controle do Diabo. Quem realmente governa o mundo: Ainda é o Satanás, justamente porque Rev 11:15 ainda não se cumpriu (note a contradição com o ensino de 1914 que afirma que REv 11:15 já se cumpriu embora os que defendam essa doutrina afirmem que o Diabo governa o mundo)
Assim como O rei Davi Reinava sobre Israel, Jesus desde 33 EC reina, no trono de Jeová, sobre "Israel de Deus", na Jerusalém celestial e com embaixadores ou representantes terrestres (ungidos)
Quando o "Templo"  ficar pronto (todos ungidos selados): o reino do mundo será o reino de Jesus, ou seja, aumento de jurisdição do atual reino de Jesus Cristo.


11 comments:

Apóstolo TDS said...

Fabuloso, irmão. Essa verdade que o irmão evidenciou jamais pensei em suspeitar que necessitaria de um ajustes tamanho! O irmão evidencia que é um cristão ungido pelo "espírito dos Deuses santo" também, tal como nós, as Testemunhas dos Deuses Santos - Daniel 4:8, 9, 18.

Seja bem vindo ao nosso grupo de apóstolos e ancião da Associação das Testemunhas dos Deuses Santos


PS.: Permissão para veicular esta verdade da parte de Jeová em nossas publicações A Continela e em nossos blogues.


Apóstolo TDS

Paulo Vicentini said...

Qualquer pessoa está autorizada por Jesus Cristo a veicular A Verdade.
Jeová deu essa concessão à Jesus Cristo, o Rei, que por sua vez disse em João 20:21
" Jesus, portanto, disse-lhes novamente: “Haja paz convosco. Assim como o Pai me enviou, eu também vos envio.” "
Jesus é a Verdade, Jeová enviou a Verdade à Humanidade. De graça, livre e harmoniosa.

Portanto quem sou eu para que me solicite autorização ou permissão em promover a Verdade???
Obedeça ao Rei Jesus - diga a Verdade SEMPRE, Ame-a, em qualquer lugar , meio ou circunstâncias - mesmo que um humano o proíba ou não lhe dê permissão.

A Verdade morreu por TI, ela é TUA
Você é livre para amá-la

Apóstolo TDS said...

Creio que não se precisa mais duvidar: 1914 deve ser abandonado como uma verdade. Agora essa, a definição apresentada aqui, é que é a verdade - a verdade substituta a 1914.

Assim, como sempre tenho dito: coragem cristãos, nós precisamos aceitar as mudanças da parte de Jeová com coragem cristã.

Apóstolo TDS

Anonymous said...

gostei da matéria mas tenho uma pergunta:se a bíblia mostra que o reinado de cristo tem duração de 1000 anos como e possível que ja tenha começado em 33 EC.sera que os 1000 anos são simbólicos? se forem literais então em 1033 EC ja teria chegado o fim do reinado de cristo não acha?

Paulo Vicentini said...

Olá, por favor note o que a Bíblia diz:

Rev 20:44 E eu vi tronos, e havia os que se assentavam neles, e foi-lhes dado poder para julgar. Sim, vi as almas dos executados com o machado, pelo testemunho que deram de Jesus e por terem falado a respeito de Deus, e os que não tinham adorado nem a fera nem a imagem dela, e que não tinham recebido a marca na sua testa e na sua mão. E passaram a viver e reinaram com o Cristo por mil anos.* 5 (Os demais mortos+ não passaram a viver até terem terminado os mil anos.)*+ Esta é a primeira+ ressurreição. 6 Feliz e santo é todo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes a segunda morte não tem autoridade, mas serão sacerdotes de Deus e do Cristo, e reinarão com ele [durante] os mil anos.

São os que forem vencedores que reinarão com Cristo por mil anos.
Os cristãos verdadeiros "reinarão" com Cristo por mil anos. Isso se refere ao Reino de Cristo SOBRE O MUNDO (Sobre os domínios de BAIXO) - João 8:23

Por favor, Queira ler:
Rei do mundo - Rev 11:15
Quem realmente Governa o MUNDO?

O reino de 1000 anos se refere ao reino sobre o mundo que Cristo compartilhará com os vencedores:

Rev 3:21 Àquele que vencer, concederei assentar-se comigo no meu trono, assim como eu venci e me assentei com o meu Pai no seu trono.

Note que primeiro Jesus Cristo venceu (João 16:33), ai Deus lhe deu o Seu Trono: "Assenta-te à minha Direita". Jesus se torna assim Rei do Reino que ele pregava: O reino dos céus. Rei sobre todos neste Reino. Sobre Anjos. 1 Pedro 3:22, Fil 2:9-11

Quem vencer, Jesus dirá: "Assenta-te à minha direita -por mil anos"

Reinarão com Cristo (sobre o mundo) por 1000 anos

Abs
Paulo

Anonymous said...

29 EC ou ##EC que Jesus passou a governar?

Tem alguns artigos aqui que estão trazendo as duas datas...

Paulo Vicentini said...

Jesus foi designado ou ungido ou escolhido Rei em 29EC

Jesus foi entronizado Rei no céu em 33 EC

Entronizar = sentar no trono

Anonymous said...

mas não começou a reinar de forma direta, no primeiro século.

Paulo Vicentini said...

Não?? Por que não? Por que você não quer que ele reine?

Obadiah said...

Very logical approach...based on scriptures. Psalm 110:2 says that Jesus will RULE in the midst of his enemies. So it is plain that he is ruling while his enemies still exist.
Comparing verse 1 with verse 2 shows this. As also do the other scriptures you quote.

Psalm 110:2 New American Standard Bible
The LORD will stretch forth Your strong scepter from Zion, saying, "Rule in the midst of Your enemies."
Thank you for wielding the sword of truth.
Agape, Obadiah

Anonymous said...

Bom dia a paz gostei demais gostaria de saber se tem como fazer uma biblia e ai eu rasgo a minha e jogo fora
Fico pessando que o Espirito Santo
Quando escreveu a biblia deixou muitas pegadinhas como as palavras de jesus que nao sabia oque falava ele nao sabia que era Deus apezar do Demonio que falou Jesus filho do Altissimo deve ter sido isto foi no inicio do seu ministerio o demonio enganou ele colocando ele inferor o pai e ele acreditou.satanas foi outro lhe oferecendo todos os Reinos da terra se ele era o pai para que ele queria uma coisa ta facil de ter .tambem enganou
Tambem concerte a fala de paulo quando fala So exixte um Deus que e o Pai
E um senhos Que e Cristo tambem nao sabe nada concerta e manda um Biblia nova