Wednesday, July 18, 2012

O Trono de Jeová


Quando o povo de Israel passou a “invejar as nações” solicitando um rei sobre eles, Jeová, embora magoado, providenciou-lhes um rei.

é a mim que rejeitaram como rei sobre eles.” - Jeová
1 Samuel 8:4-9

O rei da nação de Israel passaria a ocupar o próprio “trono de Jeová”, ou seja, seria o 'líder' do povo em 'nome de Jeová':

2 Crônicas 6:6 Mas escolherei Jerusalém para que o meu nome mostre estar ali e escolherei a Davi para vir a estar sobre o meu povo Israel.’

1 Crônicas 29:23
23 E Salomão começou a sentar-se no trono de Jeová como rei em lugar de Davi, seu pai, e para ser bem sucedido, e todos os israelitas lhe obedeciam.



Contudo, devido à crassa idolatria praticada pelos reis que se assentavam “no trono de Jeova”, Deus fez com que a dinastia de Davi sofresse ruína. Isso ocorreu em 607 AEC quando Jeová disciplinou seu povo por envia-los cativos à Babilônia por 70 anos:

A Ruína do reino davídico:

Ezequiel 21:26, 27
assim disse o Soberano Senhor Jeová: ‘Remove o turbante e retira a coroa. Esta não será a mesma. Põe no alto o rebaixado e rebaixa o que estiver no alto. 27 Uma ruína, uma ruína, uma ruína a farei. Também, quanto a esta, certamente não virá a ser de [ninguém], até que venha aquele que tem o direito legal, e a ele é que terei de dá-lo.’


Assim, após o exílio, o 'trono de Jeová' ficou “vago”. Não havia ninguém sentado nele.

As testemunhas de Jeová tem sido ensinadas que o “trono de Jeová” ficou “vago” ou “interrompido” por um período de 2520 anos (doutrina de 1914). É esse ensino coerente com a realidade bíblica?

Vamos ao nosso laboratório: As Escrituras , e verifiquemos se essa hipótese: “trono de Jeová vago por 2520 anos” é comprovado ou não em nosso “experimento”.

Deveras, esse é um experimento muito simples...

Primeiro precisamos verificar se houve algum “rei” da linhagem de Davi após 607 AEC.

Vamos ao laboratório!

João 1:49 Natanael respondeu-lhe: “Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel.

Lucas 19:38 dizendo: “Bendito Aquele que vem como Rei em nome de Jeová! Paz no céu e glória nos lugares mais altos!”

Lucas 23:3 Pilatos fez-lhe então uma pergunta: “És tu o rei dos judeus?” Em resposta a ele, disse: “Tu mesmo [o] dizes.”


Achamos o rei! - Jesus Cristo
Já temos o rei , Jesus Cristo, o próximo passo de nosso experimento agora é verificarmos se o rei Jesus sentou-se no trono de Jeová. Colhamos as amostras de dados!


Mateus 5:34 No entanto, eu vos digo: Não jureis absolutamente, nem pelo céu, porque é o trono de Deus;

O verdadeiro trono de Deus, está no céu. Jesus ascendeu ao céu.

Lucas 22:69 No entanto, doravante o Filho do homem estará sentado à destra poderosa de Deus.

Nessa “amostra” verificamos um 'filho de homem' sentado aonde? Jesus, foi para o céu e assentou-se à destra poderosa de Deus – Sentou-se no trono de Jeová!

1 Pedro 3:22 “Ele está à direita de Deus, pois foi para o céu; e foram-lhe sujeitos anjos, e autoridades, e poderes.”

Colossenses 3:1 Se, porém, fostes levantados junto com o Cristo, prossegui buscando as coisas de cima, onde o Cristo está sentado à direita de Deus.

Como entronizado (sentado no trono) Rei do Reino dos Céus, Jesus recebeu de Jeová toda a autoridade no céu

Quem senta no trono é Rei:

Definição de Entronizado
adj (part de entronizar) 1 Que se pôs no trono. 2 Elevado, exaltado.


Heb 1:8
8 Mas, com referência ao Filho: “Deus é o teu trono para todo o sempre

Rev3:21 Àquele que vencer, concederei assentar-se comigo no meu trono, assim como eu venci e me assentei com o meu Pai no seu trono.

Jesus venceu o mundo no primeiro século EC e foi entronizado (sentou no trono de Jeová).

Portanto vimos que a hipótese:
o trono de Jeová vago por 2520 anos” é falsa.

Ainda no primeiro século, Jesus – o Filho do Homem – foi entronizado ou sentou-se no trono de Jeová.

Jeová entronizou Jesus como Rei do Reino dos Céus muito Antes de 1914.
Este Reino dos céus virá sobre a terra. (Mateus 6:9)

A Ressurreição e entronização de Jesus no céu cumpriu o Restabelecimento da Casa de Davi sobre o "Israel de Deus" ou judeu no íntimo, por espírito

"reconstruirei a barraca de Davi, que está caída; e reconstruirei as suas ruínas e a erguerei de novo"


Atos 15:14 Simeão tem relatado cabalmente como Deus, pela primeira vez, voltou a sua atenção para as nações, a fim de tirar delas um povo para o seu nome. 15 E com isso concordam as palavras dos Profetas, assim como está escrito: 16 ‘Depois destas coisas voltarei e reconstruirei a barraca de Davi, que está caída; e reconstruirei as suas ruínas e a erguerei de novo, 17 a fim de que os remanescentes dos homens possam buscar seriamente a Jeová, junto com pessoas de todas as nações, pessoas chamadas por meu nome, diz Jeová, que está fazendo estas coisas


A maior prova que Jesus (Davi Maior) reina nos céus é o fato que pessoas das nações tem sido chamadas pelo nome de Jeová - desde o primeiro século.
O Davi Maior reina no reino dos Céus (Jerusalém de cima) sobre a nação de Deus: os cristãos.


(nesse website há extensiva análise mostrando que a doutrina de 1914 entra em contradição com as Escrituras)

Leia também:

No comments: