Saturday, July 28, 2012

O Amor e a Confiança de Jeová para com seus filhos


Os que usufruem qualquer posição de autoridade e poder aqui na terra geralmente não admitem qualquer tipo de questionamento de suas ações e afirmações.

Diferentemente da autoridade humana, Jeová é um Deus tão humilde que ele permitiu ser questionado e desafiado. Apenas Jeová realmente sabe o que é Governar.

Um dos questionamentos que Deus sofreu é o seguinte: Até que ponto Ele ama e confia em suas criaturas inteligentes?

Todas as criaturas inteligentes de Deus possuem livre-arbítrio, livre escolha.

Basicamente o Diabo, o primeiro tirano, afirmou: 'Deus proíbe certas coisas pois ele não confia totalmente em suas criaturas que têm livre-arbítrio, ele não as ama de verdade: não confia nelas plenamente'.

“sereis como Deus”

Gen 3:5 Porque Deus sabe que, no mesmo dia em que comerdes dele, forçosamente se abrirão os vossos olhos e forçosamente sereis como Deus, sabendo o que é bom e o que é mau.”

Em sua tentação contra Eva, o Diabo afirmou que Deus teve que mentir para os homens a fim de impedir que estes fossem como o próprio Deus. O Diabo chamou Jeová Deus de apóstata.

Seria Jeová capaz de permitir que homens fossem como Ele?

Desde o princípio, os humanos já foram criados como Deus:
Façamos [o] homem à nossa imagem, segundo a nossa semelhança"

Quer dizer, fomos criados com uma faculdade mental capaz de imitar, aprender e entender, progressivamente, a própria Mente do Criador.

Mas até que ponto Jeová confia em Suas criaturas? Até que ponto uma criatura pode ser “como Deus” ?

Poderia o ser humano , com livre-arbítrio, ser literalmente como Deus? Quer dizer, ser indestrutível, imortal e Rei do Reino dos céus?

Até que ponto Jeová, o Criador, confia em um ser humano com livre-arbítrio? Poderia um ser humano (filho de homem) receber imortalidade, ser indestrutível e ainda ser Rei no reino de Deus?

Você, no seu caso, entregaria todos os seus pertences, chaves de casa, carros, senhas, dinheiro, cartões de crédito, familiares, tudo, nas mãos de outra pessoa que diz ser seu amigo? Confiaria plenamente em tal pessoa?

“Eu confio”

Esta é a mensagem que Jeová Deus está mostrando para nós por meio de seu propósito descrito na Bíblia: Jeová Deus confia plenamente em Suas criaturas inteligentes detentoras de Livre-arbítrio. Jeová confia em você.

É uma relação de Amor e confiança pois Deus não interfere no livre-arbítrio de suas criaturas inteligentes.

A Questão da Soberania Universal de Deus é o processo jurídico do Diabo contra Deus em que o Diabo afirma que Deus não tem o Direito Legítimo (baseado no livre arbítrio das pessoas) de ser "Deus" ou 'Soberano'. O Diabo acusa a Jeová de comprar a adoração prestada a Ele. Por exemplo, o Diabo acusou a Deus de comprar a adoração dos humanos por colocá-los em um paraíso ou jardim ( do Éden que significa deleite ou prazer). O Diabo afirmou que, retirando o homem do paraíso, o ser que será adorado como 'deus' pelo homem é o próprio Diabo e não Jeová Deus (quer dizer, que as pessoas fariam a vontade do Diabo e não à de Deus) . A legitimidade da Soberania de Jeová Deus depende de humanos que o sirvam por amor, por opção ou livre-arbítrio. Isso mostra que Jeová conta conosco. Jeová confia em nós. Jeová não é tirano.

É evidente que as acusações quanto às reais motivações entre Criador versus criatura também recaíram sobre a primeira Criatura que Jeová trouxe à Existência: Jesus – o primogênito de toda a criação. (Col 1:15)

Assim a questão fundamental: Qual a Verdade Exata na relação Criador X Criatura? Essa é uma relação baseada em que?

A Resposta: O Precursor, O Exemplo, o Líder, o Rei

olhando atentamente para o Agente Principal [Príncipe] e Aperfeiçoador da nossa fé, Jesus. Pela alegria que se lhe apresentou, ele aturou uma estaca de tortura, desprezando a vergonha, e se tem assentado [entronizado] à direita do trono de Deus. (Heb 12:2)

Jesus teve sua vida transferida do céu para a terra a fim de nascer como Filho do Homem, em carne e osso e responder à pergunta já mencionada: Qual a Verdade Exata na relação Criador X Criatura? Essa é uma relação baseada em que?

Jesus mostrou que a Verdade na relação Criador X Criatura é o Amor de um Pai para com o Filho e vice-versa.

Jeová diz com respeito à Jesus:
Este é meu Filho, o amado, a quem tenho aprovado.” Mt 3:17

Jeová disse que amava Jesus e que Jesus já estava aprovado por Ele. Jesus ainda não havia feito nada para provar sua lealdade à Deus, porém Deus já o aprovara pois CONFIAVA em Jesus. Isso é Amor. Jeová não interferiu na livre escolha do Filho.


Jesus:
a fim de que o mundo saiba que eu amo o Pai” - Jo 14:31

Jesus, em sua livre e espontânea vontade escolheu fazer a vontade do Pai.

Mas até que ponto Jeová ama e confia em Sua criatura Jesus?
Poderia o Filho de Homem Jesus , com livre-arbítrio, ser como Deus? Poderia Jesus ser indestrutível, imortal e Rei do Reino dos céus?
Até que ponto Jeová, o Criador, confia em um ser humano com livre-arbítrio? Poderia Jesus (Filho do homem) receber imortalidade, ser indestrutível e ainda ser Rei no Reino de Deus?

Entregaria Jeová todos os seus pertences, chaves de casa, carros, senhas, dinheiro, cartões de crédito, familiares, tudo, nas mãos de Jesus? Confiaria Jeová plenamente em Jesus ?

O Pai ama o Filho e tem entregue todas as coisas na sua mão.” (João 3:35)

Ele está à direita de Deus, pois foi para o céu; e foram-lhe sujeitos anjos, e autoridades, e poderes.” 1 Pedro 3:22

Jeová mostrou que o Diabo falou mentiras quando o acusou de não confiar plenamente em Suas Criaturas que prezam de livre escolha.

Jeová ressuscitou Jesus como um espírito imortal, indestrutível e entregou o Reino dos Céus na mão de Jesus Cristo, entregou todas as coisas nas mãos do Filho do Homem:

Atos 2:33 Portanto, visto que ele foi enaltecido à direita de Deus e recebeu do Pai o prometido espírito santo, derramou isto que vedes e ouvis. 34 Realmente, Davi não ascendeu aos céus, mas ele mesmo diz: ‘Jeová disse a meu Senhor: “Senta-te à minha direita, 35 até que eu ponha os teus inimigos como escabelo para os teus pés.”’ 36 Portanto, que toda a casa de Israel saiba com certeza que Deus o fez tanto Senhor como Cristo, a este Jesus, a quem pregastes numa estaca.”


ele foi enaltecido à direita de Deus”
A posição de Maior Glória, Honra e Privilégio do Universo é estar à Direita de Jeová Deus.
Senta-te à minha direita” - não existe glória ou posição maior do que essa no Universo.
Estar à destra de Deus é ocupar a posição máxima no Reino dos Céus. É a posição do Cabeça, Líder ou Rei.
Sentar à Destra de Jeová é o mesmo que sentar no Trono de Jeová é o mesmo que ser Entronizado (sentar no trono)

Enquanto o rei Davi, Salomão e outros sentaram no simbólico trono de Jeová, Jesus sentou no verdadeiro trono de Jeová, à sua destra, nos céus.

Assim Jeová mostrou que confia plenamente em suas Criaturas pois permitiu que Jesus, o Filho do Homem, ocupasse a posição mais elevada no Reino dos Céus: Jesus é o Rei do Reino dos céus desde que foi ressuscitado. Foi o próprio Jeová que enalteceu a Jesus nessa posição, Ele disse à seu Filho: “Senta-te à minha direita”. É dessa posição que Jesus reina.


Filipenses 2:9 Por esta mesma razão, também, Deus o enalteceu a uma posição superior e lhe deu bondosamente o nome que está acima de todo [outro] nome, 10 a fim de que, no nome de Jesus, se dobre todo joelho dos no céu, e dos na terra, e dos debaixo do chão, 11 e toda língua reconheça abertamente que Jesus Cristo é Senhor, para a glória de Deus, o Pai.
Jeová fez de Jesus “o Senhor”, o Líder, o Rei no Reino dos Céus. O Senhor é àquele que manda ou que exerce autoridade e poder. Todos os demais estão subalternos ao Senhor Jesus. Quem não reconhece Jesus como “o Senhor”, está indo contra Jeová que confiou todas as coisas nas mãos de Jesus.
Jesus é Rei (Davi Maior) para a glória de Jeová.


1 Pedro 3:22 Ele está à direita de Deus, pois foi para o céu; e foram-lhe sujeitos [por Jeová] anjos, e autoridades, e poderes.

Jeová confia e ama tanto suas criaturas, em especial os humanos , que Ele concederá que outros humanos sejam enaltecidos assim como foi Jesus, o precursor.

Jesus estende o convite para a sua glória:

Àquele que vencer, concederei assentar-se comigo no meu trono, assim como eu venci e me assentei com o meu Pai no seu trono.” Rev 3:21, Jo 16:33

Àquele que vencer vai ser entronizado , ou seja, vai sentar no trono, assim como Jesus venceu e foi entronizado Rei, sentou no trono de Jeová - à Sua destra – para a glória de Jeová.

Percebe as acusações falsas do Diabo?

Quão errado e mentiroso é Satanás por acusar Deus de não confiar em suas criaturas. Jeová não nega absolutamente nada às suas criaturas. Nem mesmo o Seu próprio Trono como Rei do Reino dos céus.
Jeová não é egoísta, não é tirano. Jeová é Amor. Jeová é humilde.
Ele, em seu amor, compartilha todas as coisas com aqueles que são Amados por Ele.
Jeová demostra a Perfeita Relação de Um Pai que Ama seus filhos.

O Diabo procura de todos as formas menosprezar o valor das ações de Jeová Deus, ele gosta de fazer parecer “trivial” ou “banal” tudo àquilo que Deus executa em Seu propósito.
O Diabo se esforça em banalizar todas as coisas que são para a glória de Jeová.
O Diabo é como um déspota egoísta que não sabe perder:

Por exemplo, o Diabo tenta fazer parecer trivial humanos herdarem o reino dos céus quando ele, por meio de falsas doutrinas, ensina que “todos vão para o céu”. Que “ir para o céu” é um processo “natural” após a morte. O Satanás banaliza a confiança de Deus em seus filhos.
O Diabo, como qualquer tirano, tenta esconder a real razão e valor que existe por detrás das coisas.

Outro exemplo: O Diabo procura fazer crer por meio de “doutrinas religiosas” que Jesus é o próprio Deus Todo-Poderoso. Ele faz isso para esconder e desmerecer o fato que Jesus (criatura) foi leal à Jeová (Criador) por livre e espontânea vontade. Ele tenta ofuscar e tornar banal o fato que Jesus escolheu ser Leal à seu Deus Jeová por amor mesmo diante da pior morte.

Mais um exemplo: O Diabo se esforça em fazer crer para muitos, por meio do “falsamente chamado conhecimento”, que o “sentar à destra de Deus” é o mesmo que sentar em um banco de espera. O Diabo quer que a expressão: “sentado à Destra de Deus” soe como coisa trivial, banal, inútil. O Diabo é um Ocultista, ele usa a liderança religiosa (muitas vezes tirânica) para ocultar a Verdade Exata das pessoas. Ele quer que nós despercebamos que Jesus foi enaltecido à destra de Jeová como Rei do Reino dos Céus pois ele se opõe às obras e decisões de Jeová. Ele odeia a Jeová. Ele não suporta o fato que Jeová entregou TUDO nas mãos de uma criatura: Jesus. Satanás não suporta o fato que Jeová fará outros humanos “serem como Deus”. Ele não suporta que Jeová confia e ama suas criaturas. Como ele não suporta e nem sabe perder, ele faz àquilo que os tiranos fazem quando perdem: banaliza, desmerece, inutiliza e oculta as Verdades de Deus.

Os tiranos simplesmente não aprenderam a Amar.

Que sejamos imitadores de Jeová, assim como Jesus o é:

1 Cor 15: 24 A seguir, o fim, quando ele [Jesus] entregar o reino ao seu Deus e Pai, tendo reduzido a nada todo governo, e toda autoridade e poder. 25 Pois ele [Jesus] tem de reinar até que [Deus] lhe tenha posto todos os inimigos debaixo dos seus pés. 26 Como último inimigo, a morte há de ser reduzida a nada. 27 Pois [Deus] “lhe sujeitou todas as coisas debaixo dos pés”. Mas, quando diz que ‘todas as coisas foram sujeitas’, é evidente que se excetua aquele que lhe sujeitou todas as coisas. 28 Mas, quando todas as coisas lhe tiverem sido sujeitas, então o próprio Filho também se sujeitará Àquele que lhe sujeitou todas as coisas, para que Deus seja todas as coisas para com todos.

No comments: