Sunday, June 17, 2012

Código Aberto e Livre


                            Código Aberto e Livre

"Quando não há orientação perita, o povo cai; mas há salvação na multidão de conselheiros."
Provérbios 11:14

Uma Base de Conhecimento é um repositório dinâmico de informações sobre determinado assunto. Muitas vezes pode ser encarado como um mapeamento de Problemas e Soluções, Perguntas e Respostas.

Aprendemos por acréscimos e por decréscimos (1) e isso é uma das importâncias de termos uma Base de Dados de nosso desenvolvimento em relação à certo conhecimento.

Qualquer instituição que busca a exatidão de seus conhecimentos e projetos se esforça em manter uma base de conhecimento ou histórico de seu desenvolvimento.

Sabe-se da importância em mantermos em nossa base de conhecimento não só os acertos mas também os erros ou “bugs”. É uma espécie de “diário de bordo”. Todos os projetos importantes são mantidos em alguma Base de Conhecimento ou Base de Dados.
Mantermos os erros registrados serve de histórico ou "caso de uso" para problemas recorrentes.
Mantermos os acertos contribui para a verdade sobre um conhecimento. 
O registro de uma linha de raciocínio é importante nos dois casos, tanto no caso de acerto, a fim de aprimorar-se no conhecimento, como no caso de erro, a fim de evitar reincidir nos mesmos erros.  

Alguns exemplos de Base de Conhecimento(2):



Todos esses projetos e muitos outros tem uma característica em sua Base de Dados: Código Aberto – qualquer um pode ver (acertos e falhas do projeto) e inclusive contribuir.

Como a relevância dada a uma ideia ou sugestão varia em função do tempo, ou é função do tempo, por isso é importante manter tudo bem documentado ( mesmo que algo pareça “burrice” ). É importante manter um histórico da progressão das ideias ou do conhecimento.

Essa Base de Conhecimento é sabiamente encarada por várias instituições como o “ativo” ou “asset” de maior valor .Muitas vezes essa base é mantido escondido à sete chaves (3).

O Objetivo desse site é manter a base de conhecimento ou ideias em relação às Escrituras conforme descritas nesses artigos , e isso de forma pública. É um registro ou “log” de como certas sinapses se interligaram ou registro de ideias ou pensamentos ou projeto.

Como em qualquer projeto esse “software” ou descrição de ideias pode conter acertos e erros. O Tempo é que põe à prova a qualquer ideia ou pensamento.

Qualquer pessoa é convidado para contribuir (licença GPL)

Ao ler as 4 liberdades descritas abaixo, troque a palavra “programa” por “ideia ou pensamento” e ”código fonte” por dissertação.

1) A liberdade de executar o programa, para qualquer propósito
2) A liberdade de estudar como o programa funciona e adaptá-lo para as suas necessidades. O acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade.
3) A liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa ajudar ao seu próximo.
4) A liberdade de aperfeiçoar o programa, e liberar os seus aperfeiçoamentos, de modo que toda a comunidade se beneficie deles . O acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade.

O autor desse “software” ou disposição de ideias usa como pedra de toque (para efetuar testes ou por à prova os conceitos) o escrutínio da Lógica e considera as Escrituras como uma ciência Exata.

Assim tenha em Mente essas duas premissas ao contribuir:

  • Não pode haver contradições ( 1 Timóteo 6:20)
  • Não pode haver interpretação dúplice ( Ezequiel 12:24 )

Assim esse projeto leva em conta essas duas premissas e assim considera cada modelamento das Escrituras como uma relação ou função unívoca ou exata.

Esse Projeto ( ou ideias expostas aqui) considera as Escrituras como um código ou Livro Livre e Aberto e por isso mantém essa mesma característica.

O próprio Jeová, o Grande Desenvolvedor, mantém o seu Trabalho - As Escrituras Sagradas -  Livre e Aberto. Sejamos imitadores de Deus.

Efésios 5:1
"Portanto, tornai-vos imitadores de Deus, como filhos amados"

Jesus da mesma forma nos alertou da futilidade de deixarmos nosso trabalho escondido:

Lucas 12:2 Mas não há nada cuidadosamente oculto que não venha a ser revelado, nem secreto que não venha a ser conhecido. 3 Portanto, as coisas que dizeis na escuridão, serão ouvidas na luz, e o que sussurrais em salas particulares, será pregado dos altos das casas.

Paulo também diz a respeito de Deus:
Hebreus 4:13 E não há criação que não esteja manifesta à sua vista, mas todas as coisas estão nuas e abertamente expostas aos olhos daquele com quem temos uma prestação de contas.

Assim o trabalho realizado nesse site cujo o Objetivo principal é realizar um estudo Analítico do tema "presença de Cristo" ( escatologia) é mantido abertamente exposto. "Código" Aberto e Livre é a metodologia usada nesse site.


Notas
(1) Muitas doutrinas são depreciadas com o tempo, por exemplo: acreditava-se que 1874 era o início da presença de Cristo, também a algumas décadas atrás acreditava-se que a "geração de 1914" sobreviveria até o Armagedom.
(2) Esses são alguns projetos de software utilizados em várias aplicações:  smartphones , Centrais de Telefonia, Servidores de Aplicação Web, etc
(3) Por exemplo, A Microsoft mantém o código ou "livro" de suas aplicações fechado.

1 comment:

Anonymous said...

Muito bom... excelente artigo.