Monday, June 18, 2012

Buscai a Jeová enquanto pode ser achado


                 Buscai a Jeová enquanto pode ser achado

Como exaustivamente exposto nesse site, o Nome de Deus, Jeová, é Santo. E o lugar onde Deus faz residir o Seu nome , é um lugar Santo. (Mateus 23:21)

Desde que Jesus, o Davi Maior, foi entronizado Rei da “Nação de Israel”, o lugar em que Jeová faz residir o Seu nome são pessoas!

Em harmonia com as Escrituras a “nação de Israel” é composta por “filhos de Abraão”. Na carta do apóstolo Paulo aos Romanos ele explica que Abraão é pai daqueles que possuem fé em Deus – Romanos 4:16.

Uma vez que Jesus, assim como o rei Davi no passado, passou a operar como Líder da nação de Deus ou líder dos que possuem genuína fé em Jeová, pessoas de todas as nações ou gentios passaram a ser consideradas “filhos de Abraão” ou “Israel” de Deus ou cristãos.

Romanos 2:29
29 Mas judeu é aquele que o é no íntimo, e a [sua] circuncisão é a do coração, por espírito, e não por um código escrito. O louvor desse não vem de homens, mas de Deus.”

Tiago explica muito bem como Jesus passou a atuar como o rei Davi na liderança do povo de Jeová ou líder de “Israel”:

Atos 15:13 Depois de cessarem de falar, Tiago respondeu, dizendo: “Homens, irmãos, ouvi-me. 14 Simeão tem relatado cabalmente como Deus, pela primeira vez, voltou a sua atenção para as nações, a fim de tirar delas um povo para o seu nome. 15 E com isso concordam as palavras dos Profetas, assim como está escrito: 16 ‘Depois destas coisas voltarei e reconstruirei a barraca de Davi, que está caída; e reconstruirei as suas ruínas e a erguerei de novo, 17 a fim de que os remanescentes dos homens possam buscar seriamente a Jeová, junto com pessoas de todas as nações, pessoas chamadas por meu nome, diz Jeová, que está fazendo estas coisas, 18 conhecidas desde a antiguidade.’

Como sabemos, a “barraca” ou dinastia de Davi foi derrubada em 607 AEC quando a tribo de Judá em Jerusalém foi levada ao cativeiro em Babilônia.

Com a vinda de Jesus, “o filho de Davi”, e com a sua ressurreição aos céus, a barraca ou dinastia de Davi foi reconstruída ou reerguida firmemente.

O rei Davi, agindo como profeta, disse a respeito do Davi Maior:

Salmo 16:10 Porque não deixarás a minha alma no Seol.
Não permitirás que aquele que te é leal veja a cova.
Ao ascender aos céus, Jesus foi entronizado como Rei da Jerusalém celestial, ou rei do reino dos céus:

Filipenses 2:9:
9 Por esta mesma razão, também, Deus o enalteceu a uma posição superior [como Rei] e lhe deu bondosamente o nome que está acima de todo [outro] nome [cargo de autoridade máxima], 10 a fim de que, no nome de Jesus, se dobre todo joelho dos no céu, e dos na terra, e dos debaixo do chão [como deve-se fazer diante de um Rei], 11 e toda língua reconheça abertamente que Jesus Cristo é Senhor [cargo máximo], para a glória de Deus, o Pai.

Assim, conforme explicou Tiago, Jeová estabeleceu firmemente a Jesus – a dinastia de Davi – e este tem atuado como rei ou líder para que pessoas de todas as nações possam ser chamadas pelo nome de Deus – Jeová.

Como tem sido analisado extensivamente nesse site, Jeová amorosamente disciplinará o Seu povo – as Testemunhas de Jeová:

1 Pedro 4: 17 Pois é o tempo designado para o julgamento principiar com a casa de Deus. Ora, se primeiro começa conosco, qual será o fim daqueles que não são obedientes às boas novas de Deus?

Porém o ponto nesse artigo é que àqueles que buscam a Deus devem se esforçar em fazer parte do povo de Jeová - desde agora.
Disciplina é inevitável, porém aqueles que não possuem fé em Jeová sofrerão julgamento adverso ou destruição. Procrastinar a busca por Jeová não é uma decisão sábia:

Isaías 55:6 Buscai a Jeová enquanto pode ser achado. Chamai-o enquanto mostra estar perto

É importante nos esforçarmos ao máximo a fim de agir em harmonia com as Boas Novas ou Verdades Bíblicas.

As Escrituras mostram explicitamente formas de conduta que não nos deixam dignos de levar o nome de Deus:

1 Cor 6:9 O quê! Não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não sejais desencaminhados. Nem fornicadores [sexo pré-marital ,anal, oral], nem idólatras, nem adúlteros, nem homens mantidos para propósitos desnaturais, nem homens que se deitam com homens, 10 nem ladrões, nem gananciosos, nem beberrões, nem injuriadores, nem extorsores herdarão o reino de Deus. 11 E, no entanto, isso é o que fostes alguns de vós. Mas vós fostes lavados, mas vós fostes santificados, mas vós fostes declarados justos no nome de nosso Senhor Jesus Cristo e com o espírito de nosso Deus.


Assim, todo aquele que deseja herdar as bênçãos do Reino, deve obedecer ao Rei e Líder do Reino – Jesus, reconhecer a autoridade dele sobre a nossa. Mostramos que reconhecemos a Jesus como Rei estabelecido por Jeová Deus, quando deixamos de realizar nossas vontades que estão em desarmonia com Deus a fim de fazer a vontade de Deus – assim como nosso Rei Jesus estabeleceu o modelo em nossa frente. Ele colocava a Vontade do Pai à frente da sua.

Tal forma de conduta aprovada por Deus resulta em felicidade pois nos torna pessoas realmente livres (João 8:34). Deus quer nos levar a uma forma de liberdade que esse mundo não pode se quer conceber (Romanos 8:21).

Além de manter a conduta excelente, o Rei Jesus ordenou aos que reconhecem a sua Autoridade Real com as palavras:

18 E Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: “Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra. 19 Ide, portanto, e fazei discípulos de pessoas de todas as nações, batizando-as em o nome do Pai, e do Filho, e do espírito santo, 20 ensinando-as a observar todas as coisas que vos ordenei. E eis que estou convosco todos os dias, até à terminação do sistema de coisas

Todo cidadão do Reino de Jesus Cristo, ou cristão, deve se esforçar em divulgar e ensinar ao seu próximo as Boas Novas do Reino. É o ensino da Liberdade Eterna. É a nação que remanescerá sobre a terra (Salmo 37:11).

Salmo 144:15 “Feliz o povo cujo Deus é Jeová!”


Textos não transcritos podem ser lidos em:


No comments: